Nova paróquia será instalada na Diocese

paroquiaA Diocese de Criciúma promoverá, no dia 24 de julho, a criação e instalação de mais uma nova paróquia, desta vez na cidade de Criciúma. As comunidades dos bairros Boa Vista, Tereza Cristina, Paraíso, Pinheirinho Baixo e Santa Augusta serão desanexadas da Paróquia Nossa Senhora das Graças e formarão uma nova paróquia, que terá como padroeira Nossa Senhora de Guadalupe.

Conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, padre Dorival Zanette (rcj), há cerca de sete anos as comunidades têm alimentado, juntas, o sonho de congregarem uma paróquia. “Naquela época, o padre Vilcinei Clarindo fez uma consulta popular e um abaixo-assinado. Todos estes documentos foram entregues ao Bispo Dom Jacinto. Foi uma longa espera, mas chegou o dia!”, comenta Zanette.

A criação de mais uma paróquia visa atender a orientação da Igreja para que, sendo menor, os padres e lideranças se façam mais próximos do povo. De acordo com o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, as comunidades da região do bairro Boa Vista foram as primeiras, desde que assumiu sua missão na Diocese de Criciúma, a solicitarem a criação de uma paróquia. Dom Jacinto explica que para que uma paróquia seja formada, é necessário que haja uma boa estrutura pastoral, sustentação econômica suficiente e lideranças. Chegado o tempo propício para o sonho ser concretizado, o epíscopo, acompanhado dos padres da paróquia, visitou as comunidades e conversou com os paroquianos. “É um povo muito vibrante e que está feliz com a notícia”, acrescenta.

Características e desafios das comunidades

De acordo com padre Dorival Zanette, as cinco comunidades constituídas, que em breve serão sete, foram reunidas em razão da proximidade geográfica e por serem semelhantes do ponto de vista social e cultural. Segundo o pároco, que assumiu a missão em Criciúma no início deste ano, há muitos desafios pastorais na região. “A situação de desemprego prejudica muito as famílias. Diria que, o primeiro a fazer, é uma boa missão do dízimo. Visitar todas as famílias, convidar para participarem desse grande mutirão. Como passo seguinte, uma missão no estilo das Santas Missões Populares, só que agora, vivida de forma permanente. Todas as pastorais, serviços e ações são uma missão. Até a visita aos enfermos, o atendimento às pessoas, a escuta e dar mais destaque aos Grupos de Família”, sugere o sacerdote.

Conforme o pároco, há muitas coisas belas a se destacar na caminhada das comunidades, como a união e o entusiasmo pela nova paróquia. “Há solidariedade entre os vizinhos: estão trabalhando juntos há muitos anos. As igrejas e salões foram construídos. Ali está um sinal de vitalidade. Em poucas palavras, é o momento para revitalizar a fé de todos. Esta história de evangelização dará muitos capítulos ainda”, pontua.

Missa de instalação será no bairro Boa Vista

A missa com o rito de instalação será presidida pelo Bispo Diocesano, às 09 horas do dia 24 de julho, na igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Boa Vista. A partir desta data, será administrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Cidade Mineira, padre Gabriel Manarim Dalmolin. A secretaria da nova Paróquia ficará localizada na Rua Antônio de Jesus Costa e o telefone para atendimento será o (48) 3443-7051.

Fonte: Bibiana Pignatel Baesso – Comunicação Diocese de Criciúma