Igreja Nosso Senhor do Bom Fim

Foto: Ecos Fotografias

A Capela Nosso Senhor do Bom Fim, situada no Distrito de Guatá, pertence a Paróquia Imaculado Coração de Maria do Município de Lauro Müller, teve sua primeira construção com a ajuda dos moradores num terreno doado pela Companhia Barro Branco.

O primeiro Presidente foi o Senhor Eduardo Souza, o Fabriqueiro Senhor Pedro Costa e o Senhor João Cardoso o Primeiro Capelão. Em 1º de janeiro de 1941 aconteceu a primeira Festa do Padroeiro Nosso Senhor do Bom Fim. No mesmo ano fundou-se o Apostolado da Oração, a Associação de Santa Teresinha e a Congregação Mariana.

Em 1944, assumiu a presidência da Capela o Senhor Pedro Costa que manteve no cargo por 16 anos. Entre os anos de 1944 e 1948, construiu-se a segunda capela. Sendo que a Companhia Barro Branco doou a madeira que era tirada das matas pelos moradores aos domingos.

O segundo capelão foi o senhor João Vieira, que exerceu essa função por 20 anos. Em 1971, sob a coordenação do senhor Francisco Tournier, presidente da capela, iniciou-se a construção da capela atual. Em 1972 assume a presidência o senhor Gildo Benincá e os fabriqueiros Manoel Correia e Antonio Nunes. A Construção dessa nova capela contou com a ajuda da comunidade, pois cada mineiro doou um dia de trabalho na obra. A construção foi concluída no ano de 1975.

Hoje nossa capela conta com o apoio formado pelas pastorais: CPC: Conselho de Pastoral da Comunidade; PASTORAIS: Litúrgica, Juventude, Acolhida, Catequese, Saúde, Dízimo, Criança, Batismo, CAEP, Grupo de Família; MINISTÉRIOS: Visitação e Extraordinário da Comunhão Eucarística. MOVIMENTOS: Associação de Santa Teresinha, Apostolado da Oração, Legião de Maria e de Irmãos.

No dia 1º dia de Janeiro de 1947 passou a ser capela da Paróquia Imaculado Coração de Maria, com uma grande Festa de nosso Padroeiro Nosso Senhor Bom Fim. No decores destes 60 anos o povo de Guatá, muito fervoroso, vê renascer um novo ano aos pés do seu padroeiro. Com orações, abraços e lindos fogos de artifício iluminando toda a nossa comunidade.