Igreja Nossa Senhora Aparecida

Foto: Ecos Fotografias

A história que contavam os antigos para explicar a denominação da localidade de Rio Apertado é, como na maioria, inimaginável: uma vaca fugiu das pastagens do proprietário de uma comunidade não muito próxima. Esse, para evitar o pre-juízo, saiu a procura dela e por onde passava foi dando nome aos lugares.

Encontrou uma grande extensão de terras planas, chamou de “Vargem Grande”. Seguindo viagem a procura da vaca, encontrou o rastro do bovino e por ser perto de um rio, chamou o lugar de “Rio do Rastro”. A busca continuou por horas seguidas. Atravessou um rio, que por ser estrei-to em uma parte de seu percurso, chamou de “Rio Apertado”.

Caminhou mais algum tempo e encontrou a vaca na beira de um rio, ao qual denominou de “Rio da Vaca”. No início as pessoas da comunidade participavam das atividades religiosas nas localidades de Rio do Rastro e Guatá. Com o crescimento da população, a senhora Irene Borba Machado com a autorização da Igreja, começou a rezar o terço e catequizar a comunidade.

O terço era aos domingos às nove horas e Isso acontecia em baixo de um pé de espinho chamado maricá. A partir dessa época, a comunidade passou a ter missa mensal. Desativada a escola, o prédio da mesma passou a ser a capela de Rio Apertado. Anualmente a comunidade promove a festa da padroeira Nossa Senhora Aparecida e conjuntamente a Primeira Eucaristia das crianças dali e das localidades próximas.