Bispo Diocesano preside missa pela primeira vez na Penitenciária Sul

rDepois de já ter feito algumas visitas ao complexo da Penitenciária Sul, em Vila Maria, Criciúma, pela primeira vez o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu missa para apenados e funcionários da unidade prisional. A celebração, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 13, foi concelebrada pelo padre Orlando Cechinel e contou com o apoio de cinco agentes da Pastoral Carcerária, na presença de quatro funcionários, entre eles, a diretora Maira Montegutti.

“É muito importante este papel da Igreja em trazer um pouco de alento para os encarcerados. Toda palavra vinda de Deus é importante. Eles percebem que tem alguém que se preocupa com eles, embora muitos não recebam visitas de familiares, se sentem assistidos pela Pastoral Carcerária”, destaca Maira.

A Diretora da Penitenciária permitiu celebrações eucarísticas no complexo uma vez por mês ou mais, em ocasiões de datas comemorativas, a fim de contemplar todas as galerias. Segundo Maira, cerca de 70% dos 700 reclusos na unidade se afirmam católicos. Além da Igreja Católica, outras cinco denominações religiosas fazem visitas periódicas aos aprisionados na unidade.

É a segunda vez que a Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma, em parceria com a direção, promove missa na Penitenciária. Em sua homilia, Dom Jacinto Flach ressaltou que a Igreja está vivendo o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, que também faz visitas aos presídios.

“Todos os dias da nossa vida devemos pedir perdão pelos nossos pecados. Deus nunca se cansa de nos perdoar. Vocês erraram, mas nós também erramos, lá fora. Podem ter errado uma vez, mas podem acertar muitas vezes em suas vidas. No fundo de nossa alma, todos queremos ser bons, mas não conseguimos, erramos. Mas Deus sempre fica esperando que a gente abra o coração e deixe Ele entrar”, frisou o epíscopo ao grupo de 20 encarcerados reunidos em uma das salas de aula da penitenciária.

O Bispo convidou os reeducandos a rezar na intenção de seus familiares e por todas as pessoas que amam. Dom Jacinto também dedicou sua oração pelos funcionários e a bênção a toda a unidade prisional. Ao final da celebração, o Bispo presenteou-os com livros com o Evangelho e escapulários com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e reafirmou sua oração diária por eles.

Fonte: Diocese de Criciúma